Quem conhece o meio do marketing digital sabe que o Carnaval é uma época difícil. Não por falta de oportunidades, mas por falta de criatividade! Muitas marcas, sites e blogs, geram uma tempestade de conteúdo sobre o Carnaval, porém de forma muito repetitiva. As mesmas pautas e campanhas acabam por cansar o público e por mais que façam barulho, não chegam a ser um grande sucesso em engajamento.
Portanto, a principal estratégia que deve ser tomada para o Carnaval é: INOVAÇÃO. Criar conteúdo diferente, interativo e que seja útil ao público-alvo. E para mostrar que é possível, vamos citar alguns casos de Marketing Digital que deram certo nos anos passados e as apostas mais bacanas para a temporada de 2013!
A marca de cervejas Brahma sempre tem ações diferentes durante o carnaval, e no marketing digital a empresa investe pesado na sua Fan Page no Facebook. No ano de 2010, a Brahma lançou uma promoção que levou 5 foliões para o camarote tradicional da marca na Sapucaí, no Rio de Janeiro, e a ação gerou mais de 400 mil likes na rede social em apenas 15 dias. Esse ano a Brahma está focando as ações de marketing na presença da atriz Megan Fox no camarote da marca, já tem vídeos na Fan Page e é vem provável que a marca lance um viral antes da grande festa! Confira o teaser:
Outro bom exemplo do passado foi a estratégia da Danone em 2012, que lançou um aplicativo de realidade aumentada e criaram o conceito de Maior Carnaval Virtual do Mundo. O app interagia com os usuários que quando apontavam seus celulares para os produtos Danone, passavam a ver imagens do Carnaval, como um mestre-sala e uma porta-bandeiras sambando. Além disso, a marca também fechou uma grande parceria com a escola de samba Porto da Pedra que fez um samba-enredo dedicado à história da marca no Brasil e os usuários do app puderam participar virtualmente do desfile da Porto da Pedra. O hotsite criado pela Danone e o app não estão mais disponíveis, mas na página deles no YouTube você pode conferir os vídeos lançados na Fan Page da marca, confira!
Ainda falando de ações passadas, desde o carnaval de 2011 o site da Rede Globo mantém ativa uma campanha que fez muito sucesso entre os internautas: o aplicativo Globeleze-se. É uma espécie de jogo divertido e interativo onde o usuário pode ser a Globeleza virtual! Basta adicionar uma foto sua, escolher a fantasia e os acessórios e pronto, você cria a sua versão digital da famosa Globeleza do Carnaval. A ação fez tanto sucesso que ainda está no ar, acesse o site para conferir: http://especial.globeleza.redeglobo.globo.com/
Passando para as ações de 2013, a rede de telefonia TIM lançou o aplicativo TIM Carnaval, onde os usuários podem encontrar informações sobre blocos, trios elétricos e as festas de escolas de samba mais bacanas do Carnaval. O app disponibiliza os locais e horários dos principais eventos do Carnval no Rio, em São Paulo, Salvador, Recife e Olinda. A grande novidade é uma ferramenta dentro do app de realidade aumentada que permite encontrar amigos usando a câmera do celular. O TIM Carnaval pode ser baixado em qualquer smartphone e ainda possui uma versão para o Facebook, que pode ser acessada na Fan Page da marca: http://www.facebook.com/timbrasil
Já a Antartica esse ano resolveu focar suas ações no Carnaval do Rio. Na Fan Page da marca foi criado um aplicativo que traz todas as informações importantes sobre os blocos de rua do Rio de Janeiro. Com diversas opções, o app disponibiliza um histórico das festas de rua, data, hora e local da saída dos blocos em 2013 e até a visualização do percurso. Para utilizar a ferramenta é preciso fazer um cadastro e os dados desse cadastro vão servir para mostrar quantos homens e mulheres estão em determinado bloco, qual a faixa etária do público e ainda a porcentagem de solteiros no evento. Além disso, há uma função chamada Mistura BOA, onde os usuários poderão votar nos melhores blocos e os selecionados farão parte de uma grande festa pós-carnaval patrocinada pela marca. Acesse aqui a página da Antartica no Facebook e teste o aplicativo: http://www.facebook.com/Antarctica/app_319865038031166
Se inspirou? Então bote a criatividade para funcionar, fique de olho nas tendências e invista no marketing durante a maior comemoração do Brasil!
Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.
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