Guia Definitivo sobre Google Ads

Tudo o que você precisa saber sobre Google Ads.

O que é o Google Ads?

 

Simplificando, é uma forma de comprar tráfego e visitas ao seu site, em vez de tentar “ganhar” essas visitas organicamente ou com SEO tradicional ou esforços sociais.

Agora, para aprofundar um pouco mais, a publicidade em mecanismos de pesquisa (por exemplo, Google) é uma das formas mais populares de publicidade PPC. Ele permite que os profissionais de marketing (como você) façam lances para o posicionamento do anúncio na seção de links patrocinados de um mecanismo de pesquisa quando um usuário pesquisa termos e palavras-chave relacionados aos serviços ou ofertas de produtos de uma empresa.

É muito mais fácil comprar tráfego para uma página de destino específica em seu site com publicidade PPC do que otimizá-la durante alguns meses, esperando que aquela cobiçada classificação de primeira página aconteça de forma orgânica. a estratégia orgânica deve ser usada quando se busca resultados a longo prazo, e baixo investimento inicial.

Pegue este guia que você está lendo agora, por exemplo.

Se quisermos que mais usuários leiam esta página, podemos considerar a leilões em palavras-chave como “o que são anúncios do google” ou “o que é google ads” E se alguém inserir essas palavras-chave durante a realização de uma pesquisa, esta página pode aparecer em uma posição superior na página de resultados de pesquisa orgânicas (gratuitas), onde devemos pagar por isso.

Aprendendo sobre o Google Ads.

O Google Ads é o sistema de publicidade PPC mais popular do mundo. É a Coca-Cola da publicidade online – ou Amazon ou Nike, dependendo das preferências do consumidor. Resumindo, o Google Ads é a solução de publicidade ideal para quem quer vender qualquer coisa em qualquer lugar do mundo.

Mais do que isso, no entanto, a plataforma permite que qualquer pessoa receba seu share de vendas – se estiver disposto a pagar por isso. Grandes corporações. Pequenas lojas. Qualquer pessoa pode anunciar seus produtos no Google.

Então, como isso funciona?

Abordaremos as complexidades e comportamentos do Google Ads ao longo deste guia.

Mas, em um nível mais alto, o que o Google Ads faz é permitir que as empresas criem anúncios que aparecem no mecanismo de pesquisa do Google e em outros locais da esfera do Google. Os anúncios operam (em sua maioria) em um modelo de pagamento por clique, no qual os profissionais de marketing dão lances em palavras-chave e pagam por cada clique que acontece em um de seus anúncios.
Cada vez que uma pesquisa acontece, o Google vasculha o conjunto de anunciantes que oferecem lances para aquela palavra-chave de pesquisa específica para o Google Ads. Em seguida, ele escolhe os “vencedores” para aparecer no espaço de anúncio na página de pesquisa. Os “vencedores” são escolhidos com base em alguns fatores, incluindo a qualidade e a relevância de suas palavras-chave e campanhas, bem como o valor monetário por trás do lance do anunciante.

Claro, há mais do que isso. Especificamente, os vencedores são escolhidos com base na classificação do anúncio de um anunciante. A classificação do anúncio é uma métrica calculada pela multiplicação de dois fatores principais – o lance máximo de CPC (o mais alto que um anunciante está disposto a pagar por cada clique) e seu “índice de qualidade”, um valor que o Google calcula com base em sua taxa de cliques, relevância e a qualidade da página para a qual você envia os clickers.

Exemplo de como o algoritmo do Google Ads determina qual deverá ser o posicionamento dos anúncios. Fonte: WordStream

(Exemplo de como o algoritmo do Google Ads determina qual deverá ser o posicionamento dos anúncios. Fonte: WordStream)

 

Esse método permite que os anunciantes vencedores alcancem mais clientes em potencial a um custo que se encaixa no orçamento geral de publicidade. Com esse modelo, orçamentos ainda menores podem competir pelo primeiro lugar se seus anúncios responderem melhor à consulta do usuário.

É uma batalha de Davi e Golias, onde vence o melhor anúncio para atender às necessidades do usuário.

E tudo acontece em uma fração de segundo.

Então, você começou sua busca no mundo da publicidade do Google. Devido à frequência com que uma nova atualização do Google Ads é anunciada, pode ser um pouco desafiador ficar por dentro do que está funcionando e do que não está. (Por exemplo, a métrica de posição média costumava ser uma coisa, e agora não é. Além disso, você já ouviu falar sobre acompanhamento paralelo? Ou pagamento por conversões? Sempre há algo novo acontecendo com o Google Ads.)

Para começar, precisaremos definir o que é “PPC” – um termo que você ouvirá muito utilizado no mundo do Google Ads – e estabelecer um entendimento básico de como funciona a publicidade PPC. PPC significa pay-per-click, um modelo de marketing na Internet em que os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um de seus anúncios é clicado.

O Google Ads é uma boa opção para sua empresa?

Desde que existiu a publicidade PPC, o Google Ads foi considerado uma ótima maneira de gerar novas vendas e leads para o seu negócio. Por outro lado, também foi comparado ao jogo, chamado de investimento inseguro, e evitado por anunciantes avessos ao risco que consideram esse nível de experimentação baseada em dinheiro uma ponte longe demais.

Todos em sua jornada de marketing já ouviram falar dos fracassos tanto quanto do sucesso que as empresas podem ter com o Google Ads. As pessoas perderam dinheiro, as campanhas falharam e os orçamentos parecem ter desaparecido.

Definitivamente é verdade. O Google Ads é, em essência, jogo de azar, se não for abordado de forma estratégica. Você está colocando seu próprio dinheiro em jogo, esperando que o dinheiro gasto se converta em receita para sua empresa.

No entanto, apesar de suas associações às vezes negativas, se você sabe o que está vendo e é inteligente com seus gastos com publicidade, o Google Ads é relativamente seguro. Eles também podem ser muito lucrativos.

Então, o Google Ads é certo para você? Como somos uma agência de performance de mídia paga, a resposta fácil é apenas dizer sim, visto que o Google é o mecanismo de pesquisa mais usado de todos os tempos, o que significa que você pode alcançar qualquer público-alvo que desejar. Mas não é tão fácil.

O Google Ads pode fazer ou quebrar um orçamento de marketing. Características gerais sobre o espaço de sua empresa – indústria, competição, volume de pesquisa e localização – todos desempenham um papel. Mas atributos específicos para sua empresa também entram em jogo. Variáveis ​​como capacidade da equipe, orçamento de publicidade e estrutura interna podem determinar se você deve começar pelo Google Ads.

Além disso, o Google Ads pode consumir muito tempo. Na verdade, pode levar algumas semanas até que sua conta seja definida e configurada para o sucesso.

E isso antes de levar em conta todas as tarefas diárias e semanais que você precisará realizar, como criar novos anúncios, ajustar seus gastos com publicidade, controlar seu orçamento, analisar termos de pesquisa e adicionar mais palavras-chave a suas campanhas. Portanto, se você tiver uma equipe de marketing composta por uma única pessoa – em que essa pessoa já exerce várias funções -, pode não ter tempo para gerenciar seus anúncios do Google com a quantidade necessária de tempo e dedicação.

Nem é preciso dizer que o Google Ads não é para todos. Por uma variedade de razões.

Mas como saber se o Google Ads é certo para você?

  1. Discuta seu orçamento, limitações de tempo e ofertas de produtos do Google Ads

De longe, o maior obstáculo a contornar ao analisar o Google Ads é seu orçamento.
“Posso gastar mais dinheiro em marketing / publicidade? Meu dinheiro será desperdiçado?”

Há um conceito em psicologia chamado “teoria da aversão à perda”, que é mais bem definido pelo velho ditado: “Melhor é um pássaro na mão do que dois voando”. Ou, mais simplesmente, as pessoas preferem evitar uma perda potencial do que arriscar obter um ganho equivalente.

Para determinar que “risco” potencial pode parecer para você, comece sua pesquisa observando seu setor e aprendendo qual é o seu custo médio por cliques. Em seguida, você pode comparar esses dados com quaisquer dados de taxa de conversão atuais ou de referência que você possa ter em seu site. Isso lhe dará uma ideia melhor de quanto provavelmente você precisará gastar em um determinado mês e qual será o retorno desse orçamento.

É uma análise de custo-benefício simples que pode fornecer clareza sobre o espaço pago do setor.

Observe os dados que seu site está trazendo. Como estão as taxas de conversão em suas páginas de destino? Usando essas três métricas – CPC médio, CTR médio e taxa de conversão – você pode extrapolar qual seria o retorno do seu gasto com publicidade.

 

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave para ver seu potencial de tráfego do Google Ads

Uma maneira fácil de ver se o Google Ads é adequado para sua empresa é realizar uma pesquisa de palavras-chave – ver quantas pessoas estão procurando seu produto ou serviço pode determinar se vale a pena usar o Google Ads.

Se você olhar os termos de pesquisa relacionados aos seus serviços e descobrir que apenas 10 pessoas procuram você por mês, o tempo e o esforço necessários para fazer o Google Ads da maneira certa não valerá a pena para seus resultados financeiros e orçamento de marketing.
No entanto, existem algumas maneiras de examinar as palavras-chave e os termos de pesquisa relacionados à sua empresa.

Uma das melhores ferramentas que usamos para realizar pesquisas de palavras-chave é o SEMRush. SEMRush é uma ferramenta incrível para ver dados históricos sobre seu site e valiosos insights de SEO, mas você também pode ver o desempenho das palavras-chave.

A Imagem mostra a página inicial de visão geral do domínio do SemRush. Fonte: Software.com

(A Imagem mostra a página inicial de visão geral do domínio do SemRush. Fonte: Software.com)

A métrica chave aqui a ser observada é o volume. O volume é uma estimativa do número de usuários que pesquisam um determinado termo de pesquisa em um determinado mês. Se seus volumes forem relativamente altos, é um bom sinal de que há muitos usuários interessados ​​em seu espaço.

Outra ótima ferramenta de pesquisa de palavras-chave é o Keywords Everywhere.

Keywords Everywhere é uma extensão gratuita do Google Chrome que mostra o volume estimado, a competição e o CPC de tudo o que você pesquisa. Também fornece uma lista de palavras-chave relacionadas a cada consulta.

Se você está vendo apenas algumas centenas de usuários por mês com seus termos de pesquisa específicos de produto ou serviço, você pode ser um nicho um pouco específico para ver um grande retorno do Google Ads.

Claro, não estamos dizendo que você definitivamente não deve usar o Google Ads nesses casos. O Google Ads ainda pode ser uma ótima ferramenta para promover o conhecimento de seu produto ou serviço, mesmo que os usuários não cliquem ou não convertam seus anúncios. As impressões ainda são valiosas para o reconhecimento da sua marca, mas você precisa seguir expectativas realistas.

  1. Olhe para sua competição

A pesquisa de concorrentes é uma ótima maneira de descobrir se as pessoas estão anunciando em termos de pesquisa que você deseja segmentar. Seus concorrentes não estariam dando lances em palavras-chave específicas sem motivo. Provavelmente, eles estão vendo alguns bons leads e vendas como resultado de sua estratégia de lances.

A pesquisa da concorrência também pode fornecer alguns dados excelentes sobre o que eles estão gastando por mês nessas condições e ajudá-lo a tomar decisões melhores quando chegar o momento do orçamento.

Uma maneira fácil de ver o que seus concorrentes estão fazendo é acessar o Google na aba anônima. Pesquise algumas palavras-chave relevantes para a sua empresa e veja quais anúncios estão sendo exibidos. Então – com a ferramenta Keywords Everywhere em mãos – você pode ver qual é o custo por clique para esses termos.

Se você encontrar alguns concorrentes fazendo lances nos termos que deseja atingir, gostamos de usar o SpyFu para nos aprofundarmos um pouco no que está acontecendo:

Com o SpyFu, você pode digitar o site de um concorrente e obter leituras detalhadas de suas palavras-chave, como são seus anúncios (cópia, mensagens, formatação) e quanto eles estão gastando por mês. As informações de orçamento podem ajudá-lo a entender quanto você tem que gastar para competir com eles.

Usando suas palavras-chave como ponto de partida, você pode criar sua própria estratégia para competir com eles no Google Ads.

  1. Teste Teste Teste

O Google Ads tem uma quantidade quase infinita de opções de publicidade. De diferentes personalizações de anúncios e públicos a tipos de anúncios e estratégias de lances, qualquer empresa pode encontrar algumas táticas úteis para gerar um retorno decente e complementar seus outros esforços de marketing.

No entanto, você nunca deve “definir e esquecer” o Google Ads. Você tem um controle tão granular sobre sua conta e sobre o que está gastando que, sempre que algo parecer um pouco estranho ou não funcionar como gostaria, você pode facilmente dinamizar e fazer ajustes.
Nunca existe uma etapa “concluída” para o Google Ads. Os algoritmos mudam o tempo todo e sua indústria também evoluirá.

Portanto, lembre-se da regra de ouro do Google Ads – sempre faça testes.

Como configurar uma conta do Google Ads pela primeira vez

Então, você avaliou se o Google Ads é ou não certo para você. Agora, vamos garantir que você possa ter o melhor sucesso possível com sua nova conta do Google Ads.

As 2 coisas que você precisa primeiro

  1. Um site relevante, fácil de usar e bem construído

Isso mesmo – sua primeira etapa para configurar o Google Ads não tem absolutamente nada a ver com a plataforma do Google Ads em si, já que seu sucesso com o Google Ads viverá e morrerá pela qualidade de seu website.

Com o Google Ads, você está trazendo mais pesquisadores qualificados para o seu site. Mas depois que eles clicam, é função do seu site fazer com que eles convertam. Para que isso aconteça, você deve ter páginas de destino atraentes que levem os usuários a agir.

Se seu site ou páginas de destino estiverem desordenados, não tiverem informações relevantes ou dificultar a compreensão dos usuários sobre as ações que eles precisam realizar (por exemplo, nenhum caminho de conversão claro), o dinheiro que você está gastando no Google Ads não gerará retorno.

Se o seu site precisa urgentemente de uma reforma – não se estresse, todos nós já passamos por isso! – recomendamos mergulhar em nosso manual perfeito para sites de entrada.

  1. Um Compromisso com o Longo Prazo

Ao configurar sua conta pela primeira vez, é importante estar comprometido com o processo a longo prazo. Leva tempo para ajustar a estrutura, palavras-chave e mensagens certas. Provavelmente, você também começará com uma pontuação de qualidade baixa, o que prejudicará seu posicionamento e aumentará seu CPC.

Depois de estabelecer a reputação de sua marca no Google Ads, esses números vão melhorar. Mas pode levar de três a seis semanas para que seu índice de qualidade comece a aumentar.

Configuração de conta do Google Ads
Para se inscrever para anunciar na plataforma do Google Ads, você precisará criar uma Conta do Google. Em seguida, acesse ads.google.com e faça login. Depois de fazer login, você acessará a tela de boas-vindas do Google Ads.

Essa interface nos dá alguns itens importantes a serem considerados enquanto nos preparamos para lançar nossa primeira campanha.

O básico
Você será solicitado a escolher “Sua principal meta de publicidade” – seja mais ligações, tráfego de pessoas ou leads / tráfego / vendas – seguido por algumas perguntas sobre sua empresa, como o nome e o site.

Em seguida, você precisará escolher um local e terá algumas opções.

Podemos escolher um raio ao redor de uma cidade ou endereço específico, ou escolher vários locais em um grupo:

A partir daí, você precisará fornecer as seguintes informações básicas para criar sua campanha e, em seguida, clicar no botão salvar e continuar na parte inferior da página quando terminar.

  • Orçamento: insira o valor que você deseja gastar por dia para esta campanha de publicidade. Seu orçamento ajudará a determinar quantas vezes seu anúncio pode ser exibido por dia.
  • Redes: selecione onde deseja que seu anúncio seja exibido. Você tem a opção de selecionar os dispositivos nos quais deseja que seu anúncio seja exibido ou usar a configuração padrão.
  • Palavras-chave: insira palavras-chave de termos de pesquisa que irão acionar seu anúncio.
  • Lance: insira o máximo que você deseja pagar para que seu anúncio seja clicado a cada vez
  • Texto: insira o texto do seu anúncio.

 

Configuração de faturamento

  • Escolha o país ou território onde seu endereço de cobrança está localizado no menu suspenso. Os outros campos devem ser atualizados automaticamente.
  • Insira suas informações de faturamento – detalhes do cartão de crédito, etc.
  • Aqui também é onde você definirá as informações de fuso horário. Tenha cuidado aqui; As configurações de fuso horário e moeda não podem ser alteradas depois de configurar sua conta.
  • Clique em salvar e continuar quando terminar.

Existem algumas taxas de ativação de conta única. As taxas de ativação da conta e as opções de pagamento variam de acordo com a moeda que você usa e a localização do seu endereço de cobrança.

Uma nota final sobre faturamento

Com o Google Ads, você tem duas opções de pagamento. Os pagamentos automáticos permitem que você pague após acumular cliques. Você será cobrado ao atingir seu limite de faturamento ou 30 dias após seu último pagamento, o que ocorrer primeiro.

Por outro lado, se optar por pagamentos manuais, você pagará antecipadamente o Google Ads e as cobranças serão deduzidas do valor pré-pago. Quando seu saldo pré-pago for reduzido, toda a publicidade será suspensa até que você faça outro pagamento.

Você pode optar por pagamentos de um cartão de crédito ou de uma conta bancária. Lembre-se de que o Google deve verificar a conta bancária, o que pode demorar um pouco. Se você está ansioso para colocar seus anúncios em exibição, seu cartão de crédito pode ser uma opção melhor.

Quais os diferentes tipos de anúncios no Google Ads?

Se você deseja anunciar sua loja de comércio eletrônico e vender produtos específicos na plataforma do Google – ou promover seus serviços para pessoas que procuram palavras-chave relevantes – há um formato de anúncio adequado a qualquer empresa e orçamento de publicidade.

Na verdade, a grande diversidade de tipos de Google Ads disponíveis permite que os anunciantes monitorem de perto e ajustem quanto estão gastando em publicidade e segmentem diretamente o grupo demográfico específico de pessoas que desejam.

Para colocar isso em perspectiva, há mais de 63.000 pesquisas no Google a cada segundo.

Fale sobre uma oportunidade para sua marca. O Google Ads é uma porta de entrada para um novo mundo de visibilidade para sua marca. Além disso, como anunciante, você pode fazer uso de uma enorme rede de sites para obter exposição máxima com milhares – ou milhões! – de compradores potenciais.

Portanto, quais são os diferentes tipos de anúncios que você pode aproveitar e (o mais importante) quando você deve usá-los?

Anúncios de texto de pesquisa do Google

Anúncios de pesquisa são a forma mais comum, mais visível e mais utilizada de PPC por empresas em todo o mundo. Esses anúncios aparecem acima ou ao lado dos resultados orgânicos, com base nas consultas do usuário. Portanto, se um usuário pesquisar o produto ou serviço que você oferece, seu anúncio pode ser a primeira coisa que ele vê. E você só paga se eles clicarem no link.

Para configurar um anúncio de pesquisa, comece dizendo ao Google quando, onde e por que exibir seu anúncio. Isso envolve não apenas escrever seus anúncios do Google, mas também selecionar as palavras-chave que um usuário precisa pesquisar para que seu anúncio seja exibido.

O conselho mais importante para o uso de anúncios de texto de pesquisa é tirar proveito de cada pequeno pedaço sobre o qual o Google oferece controle.

Título
Seus títulos são a parte visual mais importante de seu anúncio de texto. Os títulos são o que seus usuários verão primeiro:

O Google oferece a opção de ter até três títulos diferentes (separados por uma barra “|” acima) para cada um de seus anúncios.

Você tem a garantia de que pelo menos dois títulos serão exibidos – mas dependendo da relevância do seu anúncio e do seu índice de qualidade, o terceiro pode ser exibido.

Os títulos são limitados a 30 caracteres cada. Então, faça seus anúncios tão atraentes e tão concisas quanto possível

Descrições
É aqui que você pode contar aos usuários um pouco mais sobre seu produto ou serviço, ou sobre a página que enviará aos usuários quando clicarem em seu anúncio:

Você tem um pouco mais de espaço de manobra aqui, com 90 caracteres por descrição. O Google fornece até duas dessas descrições – o mesmo que acontece com os títulos – o que é mostrado dependerá da sua relevância e índice de qualidade, independentemente de sua segunda descrição ser exibida ou não.

Caminhos de URL
O Google também oferece a opção de personalizar o URL exibido no anúncio. Dessa forma, você não precisa mostrar aos usuários o URL real, que pode conter métricas de rastreamento ou textos de consulta.

Seu domínio raiz precisa ser o mesmo, mas você tem dois caminhos de 15 caracteres que pode personalizar com base no contexto do seu anúncio.

Extensões de Sitelink
As extensões de sitelink são extremamente valiosas; você pode adicionar mais links a seus anúncios e dar aos usuários mais opções de visualização em seu site:

Novamente, eles são exibidos quando seu anúncio é relevante para a palavra-chave que o usuário pesquisou e quando seu índice de qualidade é bom.

Quanto mais espaço seu anúncio ocupar em uma página de resultados de pesquisa, melhor, e as extensões de sitelink são uma ótima maneira de fazer isso. O Google permite que você escolha quais sitelinks serão exibidos para cada um de seus anúncios, para que você possa sempre fornecer links apropriados e relevantes aos usuários.

Extensões de frase de destaque
Com as extensões de frase de destaque, você pode promover ofertas exclusivas para os compradores, como frete grátis ou atendimento ao cliente 24 horas. Quando os clientes veem seus anúncios, eles obtêm informações detalhadas sobre sua empresa, produtos e serviços.

As extensões de frase de destaque são semelhantes às extensões de sitelink, mas sem os links:

O Google recomenda que os anunciantes usem extensões de frase de destaque para chamar a atenção para pontos de venda exclusivos e detalhes e benefícios importantes do produto. Você pode apresentar até quatro frases de destaque em seu anúncio, cada uma limitada a 25 caracteres. Além disso, você deve ter pelo menos duas frases de destaque para que sejam exibidas.

Snippets estruturados
Snippets estruturados permitem destacar aspectos de seus produtos ou serviços e esclarecer as áreas de serviço que você oferece.

Snippets estruturados são exibidos abaixo de seu anúncio de texto na forma de um cabeçalho (por exemplo, “Destinos”) e uma lista de valores (por exemplo, “Havaí, Costa Rica, África do Sul”).

Práticas recomendadas para anúncios de texto expandidos

Anúncios de texto expandidos são os anúncios tradicionais que você criará para cada um dos grupos de anúncios em suas campanhas. Para eles, recomendamos que você escreva pelo menos três anúncios por grupo de anúncios. Você não quer colocar todos os seus ovos na mesma cesta aqui. Ter vários anúncios proporciona uma boa rotação e pode dar uma ideia sobre o melhor desempenho das mensagens. Por padrão, o Google também terá a opção “Preferir anúncios de melhor desempenho” marcada.

Isso significa que o Google analisará o desempenho de seus três anúncios e dará preferência ao melhor.

Isso pode parecer um ótimo recurso, mas o Google costuma ser rápido demais para escolher um anúncio vencedor. Deixe seus anúncios serem exibidos por um tempo e obtenha alguns dados por trás deles antes de ativar isso. Dessa forma, seus dados são pelo menos estatisticamente significativos antes de você permitir que o Google assuma o controle.

Inclua suas informações mais importantes em seus títulos. Isso é o que os usuários verão primeiro, e nem todos lerão suas descrições e extensões completamente. Então diga a eles o que é importante logo de cara. Lembre-se também de que H1 é muito mais importante do que H2.

Crie seus anúncios para que funcionem para os usuários em todos os dispositivos. Apenas certifique-se de não frustrar os usuários de celular com conteúdo que não faz sentido ou enviando-os para uma página com a qual eles não podem interagir em seus telefones.

Inclua suas principais palavras-chave nos caminhos de URL. Isso aumentará a probabilidade de um clique.

Faça bom uso de todas as suas extensões. Mais uma vez com sentimento – faça bom uso de todas as suas extensões. Quanto mais frases de destaque, snippets estruturados e sitelinks você tiver, melhor.

Agora, vejamos outro tipo de Google Ads – os anúncios de pesquisa responsivos.

Anúncios de pesquisa responsivos
Ao usar anúncios responsivos, você concede ao Google controle sobre sua composição geral. Isso significa que, com base no “espaço” disponível, o Google modificará seu anúncio para caber naquele espaço determinado. Assim, o Google fará um anúncio personalizado com configurações diferentes, para que você possa ver quais títulos, descrições e extensões têm melhor desempenho.

Com os anúncios responsivos, você basicamente testa quais aspectos de seus anúncios ressoam melhor com os usuários, bem como quais resultam em mais cliques, conversões etc. Ao contrário de um anúncio de texto expandido, você insere várias combinações de títulos e descrições. Em seguida, o aprendizado de máquina do Google testará e otimizará para obter a combinação de melhor desempenho.
Quanto mais títulos e descrições forem inseridos, mais o Google Ads poderá testar e aprender quais combinações funcionam melhor com diferentes consultas de pesquisa.

Com os anúncios responsivos, você basicamente testa quais aspectos de seus anúncios ressoam melhor com os usuários, bem como quais resultam em mais cliques, conversões etc. Ao contrário de um anúncio de texto expandido, você insere várias combinações de títulos e descrições. Em seguida, o aprendizado de máquina do Google testará e otimizará para obter a combinação de melhor desempenho.
Quanto mais títulos e descrições forem inseridos, mais o Google Ads poderá testar e aprender quais combinações funcionam melhor com diferentes consultas de pesquisa.

Os anúncios responsivos permitem que você coloque até 15 títulos diferentes e até quatro descrições diferentes. Agora, se você se lembra da seção acima, são 30 caracteres por título e 90 caracteres por descrição.
Essa é uma grande quantidade de informações que você pode obter na frente de seus compradores em potencial. Em seguida, o Google testará e executará todas as combinações possíveis e registrará o que acontece, para que você possa ver quais títulos e / ou descrições têm melhor desempenho em qualquer campanha.

Isso elimina a necessidade de testar A / B em seus anúncios. A IA do Google agora testará tudo automaticamente para que você possa se concentrar em outras áreas da campanha.

Aumente a sua relevância
Assim como os anúncios de texto tradicionais, os anúncios responsivos também podem exibir três títulos e duas descrições. Você também pode especificar a largura de seus anúncios, dando a você controle granular sobre como eles são exibidos nas telas de dispositivos móveis.

Seus anúncios serão exibidos com mais frequência
Ao usar várias combinações de títulos e descrições, seus anúncios terão a oportunidade de competir em mais leilões. Isso ajudará sua mensagem a alcançar mais clientes, sendo exibida em mais pesquisas. Os anúncios otimizados têm uma chance muito maior de enviar a mensagem certa para o usuário certo, e irão aumentar a taxa de cliques e diminuir o CPC de suas campanhas.

Práticas recomendadas para anúncios de pesquisa responsivos

Aqui estão seis dicas rápidas para usar anúncios responsivos direto do Google:

  • Crie o máximo de títulos que puder. O Google terá mais opções para testar, o que lhe dará mais dados para avaliar, como resultado.
    ● Use uma palavra-chave forte em pelo menos dois de seus títulos.
    ● Mas também crie pelo menos três títulos sem nenhuma de suas palavras-chave.
    ● Experimente diferentes comprimentos. Não tente maximizar sua contagem de personagens em todas as manchetes.
    ● Adicione pelo menos duas descrições distintas
    ● Faça bom uso de alfinetes. “Fixar” permite que você designe em qual espaço seu título ou descrição será exibido. Portanto, se você nunca quiser que o nome de sua marca apareça no slot H1 ou H2, fixe-o no slot H3 para que apareça apenas lá.

Se você quiser fazer experiências com pequenas variações de títulos, certifique-se de que eles estejam fixados no mesmo local também. Por exemplo, se você quiser ver se “Site oficial” ou “O site oficial” tem melhor desempenho, coloque no mesmo local para que o Google não tente exibir um anúncio que diga “Site oficial | O Site Oficial. ”

Novamente, você tem a garantia de um H1, H2 e uma descrição. Portanto, certifique-se de que as informações mais importantes que você deseja transmitir estejam incluídas neles.

Anúncios gráficos
Uma das partes mais legais de ter uma conta do Google Ads é a oportunidade de anunciar na Rede de Display do Google (GDN).
A GDN é, literalmente, uma rede de sites que permite aos anunciantes exibir anúncios neles. A GDN quebra o padrão dos anúncios de pesquisa tradicionais e permite que os anunciantes alcancem os usuários em sites que eles navegam regularmente. Dessa forma, os usuários não precisam estar procurando seu produto ou serviço para ver seus anúncios.

O GDN oferece suporte a vários formatos de anúncio:

  • Texto: literalmente, os mesmos anúncios que você usa para suas campanhas de pesquisa podem ser usados ​​aqui. Mate dois coelhos com uma cajadada só aplicando seus anúncios existentes a uma nova campanha da GDN.
  • Imagem: uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Anúncios gráficos são um tipo de anúncio mais atraente, permitindo que você use imagens de suas cores de marketing ou marca atuais.
  • Rich media: são semelhantes aos anúncios gráficos, mas são mais interativos.
  • Vídeo: Semelhante a rich media, mas com um vídeo incorporado.
    A forma como os anúncios GDN funcionam é semelhante a seus anúncios da rede de pesquisa. Você oferece lances em palavras-chave para escolher onde os anúncios serão exibidos. Há uma diferença aqui, entretanto. Você pode escolher o canal e como segmentar os usuários na GDN:
  • Segmentação contextual / por tópico: aqui, você seleciona palavras-chave e seus anúncios são exibidos em sites relevantes para seu negócio ou setor. Os usuários verão seu anúncio enquanto navegam ou leem sobre tópicos relacionados à sua empresa.
  • Segmentação por canal: este tipo de segmentação pode se tornar tedioso, pois você está escolhendo sites específicos para exibir seus anúncios. Mas se você tiver ótimos dados de usuário e souber onde seus clientes navegam, isso pode ser extremamente eficaz.
  • Remarketing: o remarketing não é exclusivo da GDN, mas com este modelo, você pode anunciar para usuários que estiveram em seu site recentemente. (Abordaremos o remarketing como um todo em um capítulo posterior.)
  • Dados demográficos / geográficos e idioma: se você tiver muitos dados do usuário, poderá segmentar clientes em potencial com base em determinados dados demográficos ou idioma.

Práticas recomendadas para publicidade GDN

  • Comece com remarketing. Se você algum dia tiver algum sucesso com a GDN, ele chegará primeiro. (Novamente, vamos chegar a isso em um capítulo subsequente.)
  • Gerenciar sua segmentação por canal. Esse é o único método de segmentação que oferece controle sobre os locais específicos em que seus anúncios são exibidos. Se você usar segmentação contextual ou por tópico, estará dando as rédeas ao Google. É melhor obter alguns dados antes de permitir que o Google assuma o controle.
  • Teste seu orçamento. Os anúncios gráficos alcançam uma grande audiência todos os dias – embora a extensão desse alcance pareça incrível, o potencial para gastar dinheiro também é incrível. Comece com um orçamento pequeno com o qual se sinta confortável.
  • Teste formatos diferentes. Experimente todos os formatos pelo menos uma vez. Anúncios visuais, em geral, têm uma taxa de cliques muito maior, mas alguns sites mostram apenas anúncios de texto. E se você for o único anunciante fazendo lances em um determinado formato para um determinado site, terá mais exposição por um preço muito mais barato. Surpreendentemente, dado o melhor desempenho dos anúncios visuais, dois terços dos anúncios na GDN são anúncios de texto.
  • Trate suas campanhas da Rede de Display como se fosse sua pesquisa. Muitos anunciantes tratam as campanhas da Rede de Display como um “complemento” para suas buscas, e suas campanhas sofrem. É como um segundo filho – sem favoritismo até que você possa dizer honestamente que vê um vencedor significativo.
  • Fique de olho onde seus anúncios são exibidos. Depois que suas campanhas estiverem em exibição por um tempo, é uma boa ideia olhar periodicamente os sites que estão sendo exibidos.
  • Não deixe que os jogos para celular gastem todo o seu dinheiro. Já viu esses anúncios na parte inferior do seu jogo Candy Crush? Cada aplicativo gratuito por aí usa a rede de display para monetizar seus aplicativos. Eles acabam sendo um grande sugador de dinheiro para a maioria das empresas. Você pode (e deve) excluir a GDN móvel nas configurações de sua campanha.

Shopping Ads

Embora você possa usar a publicidade de pesquisa para promover seu site ou negócios em andamento com a pesquisa tradicional, o Google Shopping permite que você anuncie cada produto individualmente, sem ter que personalizar os anúncios para cada produto.

Começando no Google Merchant Center, você pode fazer upload de um feed de seus produtos e definir um orçamento para seus anúncios. Agora seus produtos aparecerão na plataforma do Google Shopping e nas páginas de resultados de pesquisa do Google também:

Na maioria das vezes, no entanto, o produto que você deseja que as pessoas comprem por meio do Google Ads aparecerá na plataforma de compras. A plataforma compara os preços de seus produtos com os de seus concorrentes e permite que os usuários procurem o produto que procuram. É uma boa ideia adicionar uma oferta promocional aos seus anúncios do Shopping quando você estiver iniciando as campanhas, para que seus custos apareçam o mais baixo possível para o usuário.

Anúncios do Gmail
Os anúncios do Gmail são uma grande oportunidade para marcas que estão tentando expandir seu alcance publicitário. Eles operam com base na atividade da conta de um determinado usuário. Eles são anúncios interativos exibidos na parte superior da sua caixa de entrada.

Quando alguém clica no anúncio, ele pode abrir sua página de destino ou expandir para o tamanho de um e-mail normal para mostrar seu anúncio completo.

As pessoas podem interagir com seu anúncio expandido de diferentes maneiras, dependendo do layout de seu anúncio. Eles podem reproduzir um vídeo, preencher um formulário, clicar para ir para seu site ou (quando estiverem no celular) clicar para ligar ou para ir a um mercado de aplicativos.

O bom dos anúncios do Gmail é que eles não cobram conforme o usuário interage com o anúncio. Somente quando eles clicam pela primeira vez para expandir o anúncio, isso conta como um clique.

Práticas recomendadas para anúncios do Gmail

Coloque seus anúncios para os públicos-alvo certos. O Gmail tem mais de um bilhão de usuários ativos todos os meses, então sua segmentação é tão importante quanto os anúncios da rede de pesquisa. Use palavras-chave e segmentação por intenção de compra para alcançar os clientes certos.

O Gmail também permite que você carregue uma lista de endereços de e-mail que você pode segmentar. A partir daí, o Google criará públicos semelhantes com base nessa lista de clientes. Em seguida, você pode segmentar outros usuários do Gmail semelhantes aos clientes da sua lista. Dessa forma, você está visando apenas clientes em potencial que já provavelmente comprarão ou converterão.

Faça seus anúncios recolhidos tão atraentes quanto possível. Coloque suas frases de chamariz mais importantes na frente do anúncio, para que os usuários entendam imediatamente. Apenas cerca de 45 caracteres serão exibidos no celular, portanto, lembre-se disso ao criar seus anúncios.

Também é uma boa ideia destacar suas promoções em seu anúncio recolhido. Não esconda a oferta onde ninguém possa vê-la, a menos que clique. Um bom ponto de partida é examinar suas análises. Quais são os seus assuntos com melhor desempenho? Leve esses sucessos para seus anúncios do Gmail.

Use modelos de anúncios do Gmail. Esses modelos pré-construídos têm um desempenho muito melhor do que um anúncio HTML personalizado, especialmente no celular.

Usando esses modelos, você pode fazer com que seu anúncio expandido pareça uma página de destino em seu site. Por que você gostaria de fazer isso? Porque as páginas de destino convertem, fim da história.

YouTube Ads
O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo – logo depois do Google – com quase dois bilhões de usuários por mês. Existem também 50 milhões de criadores de conteúdo, gerando meio milhão de horas de conteúdo todos os dias. Então, sim, o YouTube é um grande negócio.

O YouTube deve ser sua segunda parada no mundo da mídia paga, antes mesmo de enfrentar outros motores de busca como o Bing.
O Google Ads para vídeo permite que você exiba anúncios nos resultados de pesquisa do YouTube ou antes, durante e depois dos vídeos no YouTube e na GDN. Você pode exibir texto, vídeo ou anúncios gráficos no YouTube e em toda a web, onde quer que os vídeos do YouTube estejam incorporados.

Frequentemente, você encontrará menos concorrência e custos de palavras-chave muito mais baratos. Todas as coisas boas, certo? Obviamente, os custos variam muito dependendo do seu setor e do foco das palavras-chave – mas, em média, são cerca de R$ 0,40 por visualização ou clique, o que é muito mais barato do que a pesquisa tradicional.

Diferentes tipos de anúncios do YouTube
O Google TrueView oferece três tipos diferentes de anúncios. (Eles são chamados de TrueView porque você só é cobrado quando um usuário realmente visualiza um vídeo.) A maior vantagem dos anúncios TrueView é que eles fornecem uma tonelada de dados para os anunciantes:

  • Quem são os usuários que estão visualizando seus anúncios?
    ● De onde eles vêm?
    ● E provavelmente o mais importante, quais são os vídeos que eles estão assistindo?

Você deve ser capaz de tomar algumas decisões bem fundamentadas com base nessas informações, o que permite melhorar a segmentação por palavra-chave e reduzir o CPC.

Anúncios In Stream
Eles são reproduzidos antes, durante ou depois do final de um vídeo de parceiro do YouTube. Um parceiro do YouTube é um canal que optou por ganhar dinheiro exibindo anúncios durante seus vídeos.

Os espectadores podem pular esses anúncios após cinco segundos. Se o seu anúncio durar mais de 30 segundos, você será cobrado por uma visualização se o usuário atingir a marca de 30 segundos. Com qualquer coisa mais curta, você só será cobrado se visualizar o anúncio inteiro.

Em busca

Esses anúncios são exibidos na página de resultados de uma pesquisa no YouTube. Eles são obtidos com base em lances de palavras-chave, assim como os anúncios de pesquisa tradicionais. Com os anúncios da rede de pesquisa, você é cobrado quando um usuário clica para reproduzir o vídeo.

Em exibição
Esses anúncios aparecem na seção de vídeos sugeridos ao lado do vídeo que o usuário está assistindo no momento.

Com esses anúncios, você é cobrado quando o usuário clica. Também é importante notar que um único anúncio pode aparecer em vários formatos, permitindo que você teste o que funciona melhor para sua marca.

As duas coisas que farão acontecer ou destruirão suas campanhas do Google Ads

Se você tirar apenas uma coisa da leitura deste guia – bem, duas coisas – esperamos que sejam a importância da mensagem e do conteúdo, e a importância de rastrear as conversões corretamente.

A importância do conteúdo e das mensagens
Um dos componentes mais importantes para a criação de campanhas bem-sucedidas do Google Ads é garantir que seu conteúdo e suas mensagens estejam corretos. E por local, queremos dizer que há uma correlação direta entre a consulta de pesquisa, seu anúncio e a página de destino para a qual ele direciona.

Se você implementar as práticas recomendadas que descrevemos no guia, é provável que seus anúncios sejam veiculados para a pessoa certa no momento certo – no entanto, cabe a você garantir que está exibindo a mensagem certa para eles. Quando um usuário procura por “frase de palavra-chave”, ele está esperando resultados de pesquisa que atendam à sua consulta.

Isso significa que, quando decidem clicar, querem ver algo relevante.

Por que isso é importante?
Se você entregar um conteúdo por meio de seu anúncio que atenda às necessidades e intenções do usuário, construirá uma confiança imediata entre você e o pesquisador e aumentará as chances de eles fazerem negócios com você. Essa também é a chave do sucesso com o Google Ads.

Porque se houver um desalinhamento em qualquer lugar nesse caminho (consulta de pesquisa > anúncio > página de destino) – significando que você entrega algo que não corresponde ao que eles procuram – seu índice de qualidade será afetado e …

Índices de qualidade insatisfatórios = CPC mais alto
(Fonte: Neil Patel)

Além disso, 39% do seu índice de qualidade vem da experiência na página de destino e 22% vem da relevância do anúncio.

Portanto, nem é preciso dizer que não trabalhar para garantir que seu conteúdo e suas mensagens estejam corretos certamente “quebrará” sua experiência com o Google Ads.

Como Pregar Seu Conteúdo e Mensagens
Não há atalho com esta etapa. Você precisa reservar um tempo para planejar suas campanhas e grupos de anúncios, no que eles se concentrarão, bem como para onde estão direcionando o usuário. Além disso, você precisa planejar o que deseja que o usuário faça quando chegar à sua página de destino.

Coloque-se no lugar do pesquisador e pergunte-se o seguinte:

  • Meus anúncios estão respondendo às perguntas ou consultas dos pesquisadores?
  • O Conteúdo é atraente e informa ao usuário o que devo esperar quando ele clicar?
  • Minha página de destino fornece uma solução para os problemas dos usuários?
  • Minhas palavras-chave estão no texto do anúncio e na página de destino?
  • A página de destino é otimizada para celular?

Abordar seu conteúdo e suas mensagens como se você fosse o usuário final acabará por ajudá-lo a criar a jornada perfeita para levar os usuários do pesquisador ao cliente e manter o Google satisfeito ao longo do caminho.

A importância das conversões de rastreamento
Resumindo, você não está acompanhando a conversão corretamente (ou de forma alguma), sua percepção do ROI será distorcida, o que o levará a não ser capaz de tomar decisões com segurança em sua conta.

Quando feito corretamente, o acompanhamento de conversões no Google Ads é poderoso.
Ajuda a identificar o desempenho de suas campanhas e se estão realmente gerando vendas / leads. Além disso, ter as conversões configuradas corretamente permite que o Google entenda o que significa sucesso para você e suas campanhas. Isso significa que a IA (aprendizado de máquina) do Google pode otimizar melhor sua conta.

Sem o acompanhamento de conversões, o Google otimizará seus anúncios às cegas com base nas metas da campanha, não nos dados reais.
Mais especificamente, os efeitos de não ter o acompanhamento de conversões configurado corretamente incluem sinais insatisfatórios (de conversões configuradas incorretamente), resultando em otimização de conversão insatisfatória por meio do aprendizado de máquina, o que levará a leads não qualificados e desperdício de gastos com publicidade. E, claro, isso acabará por levar a pontuações de baixa qualidade, cujos efeitos discutimos detalhadamente neste guia.

Dedique um tempo para se concentrar em seu conteúdo e mensagens e para configurar suas conversões desde o início. Analise os dados que chegam, itere e gire com base no que você aprendeu. É assim que você terá sucesso com o Google Ads.

Os sete erros mais comuns do Google Ads

Quer você seja novo no Google Ads ou já gere contas há anos, temos certeza de que você teve um momento em que parou e se perguntou: “Por que, por que isso está acontecendo ?!”

Até o especialista mais experiente do Google Ads dirá que o Google Ads é difícil de descobrir e, às vezes, as práticas recomendadas que funcionam para uma conta vão deixar você batendo a cabeça na parede de outra.

Embora nenhuma tática funcione, há vários erros comuns do Google Ads que vimos na maioria das contas que auditamos. Nosso objetivo com este capítulo é explicar cada um desses erros e por que eles acontecem, para que você possa evitá-los totalmente (e economizar algum dinheiro).

  1. Usando o tipo de correspondência de palavra-chave errado
    O tipo de correspondência de palavra-chave é uma coisa complicada e definitivamente não é algo que o Google faz um bom trabalho ao explicar para aqueles que estão apenas começando. Eles não apenas não explicam as coisas, mas também fornecem contas padrão para adicionar palavras-chave da maneira mais ampla possível, o que pode levar a gastos imprudentes com anúncios e tráfego e leads falsos.

Um problema com o uso do tipo de correspondência de palavra-chave incorreto normalmente ocorre por dois motivos:
Primeiro, na esperança de colocar seus anúncios no ar rapidamente, você fez algumas pesquisas básicas de palavras-chave e colocou as palavras-chave em seu conjunto de anúncios, sem prestar atenção em como o formato que o Google as adicionou.

OU

Em segundo lugar, alguns dias após a exibição de seus anúncios, você começa a receber “sugestões” do Google que descrevem todo o tráfego potencial que está faltando por não adicionar as palavras-chave sugeridas.
As sugestões que o Google oferece existem para ajudar aqueles que não têm certeza sobre o que estão fazendo, mas nem sempre são as escolhas certas a serem feitas. É muito tentador, ao começar a usar o Google Ads, simplesmente clicar no botão aplicar agora e torcer pelo melhor.

Mas o que acontece quando você faz isso?
Bem, essa parte engana também.

Normalmente, os cliques começam a fluir e seu dinheiro começa a fluir a uma taxa mais rápida. O problema é que a qualidade do seu clique é ruim e você perderá rapidamente o controle sobre os usuários.

“O que está acontecendo?!”

É simples. Por padrão, o Google usa o tipo de correspondência de palavra-chave de “correspondência ampla”. Isso significa que seus anúncios agora estão qualificados para serem exibidos sempre que um usuário pesquisa qualquer palavra em suas frases-chave, em qualquer ordem, o que também inclui erros de ortografia e sinônimos.

Chamamos isso de “rede de alcance amplo” e realmente alcançará o maior público possível, mas também pode gerar uma grande quantidade de tráfego irrelevante. Como você sabe, tráfego irrelevante é dinheiro desperdiçado.

Existem quatro tipos diferentes de correspondência de palavra-chave que você deve conhecer melhor se estiver trabalhando no Google Ads.

  • Correspondência ampla (definida acima)
    ● Modificador de correspondência ampla
    ● Correspondência de frase
    ● correspondência exata

Cada um desses tipos de correspondência tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, mas, em última análise, são necessários para que você obtenha o máximo controle sobre quais consultas de pesquisa acionam seus anúncios para serem exibidos quando você deseja. Conforme mencionado acima, por padrão, o Google começa com o tipo de correspondência ampla.

Modificador de correspondência ampla
Com esse tipo de correspondência de palavra-chave, você ainda está aproveitando a ampla rede de transmissão ampla, mas recuperando algum controle. Você faz isso anexando um “+” antes de quaisquer palavras específicas dentro de suas palavras-chave que você deseja bloquear no lugar.

Ao bloquear essas palavras, você está dizendo ao Google que deseja que seus anúncios sejam exibidos apenas quando aquela palavra específica ou variante próxima aparecer em algum lugar da consulta de pesquisa. A chave é que a palavra-chave ampla modificada deve estar presente para que seus anúncios sejam veiculados.

“Por que eu iria querer usar os tipos de palavras-chave de correspondência ampla ou modificador de correspondência ampla, para começar?”
Bem, eles são uma ótima maneira de construir sua lista de palavras-chave – as consultas de pesquisa são muito imprevisíveis. Ao utilizar palavras-chave de tipo de correspondência ampla, você terá mais consultas que acionam seu (s) anúncio (s).

Passe algum tempo revisando-os nas fases iniciais de suas campanhas e use-os para encontrar rapidamente termos de pesquisa relevantes para adicionar à sua lista. Fazer isso por breves períodos de tempo permite que você aumente suas palavras-chave rapidamente e perca menos tempo tentando encontrar novos termos de pesquisa.

Correspondência de frase
Este é, de longe, nosso tipo de correspondência favorito para palavras-chave na plataforma do Google. Com a correspondência de frase, você terá melhor controle sobre o que aciona a veiculação de seus anúncios. Ao colocar suas palavras-chave entre aspas (por exemplo, “alguma palavra-chave importante”), você está dizendo ao Google que deseja que seus anúncios apareçam apenas quando um usuário pesquisar sua frase de palavra-chave exata.

As citações mantêm a palavra-chave na sua ordem exata e não permitem que o Google adicione palavras intermediárias, no entanto, palavras adicionais no início e / ou no final da consulta de pesquisa estão OK.

Combinação exata
A correspondência exata é o tipo de correspondência de palavra-chave mais restritivo, mas também oferece mais controle. Se usar esse tipo de correspondência, seus anúncios só serão exibidos quando os usuários pesquisarem sua palavra-chave exata ou uma variação aproximada de sua palavra-chave exata. Isso fornece a melhor oportunidade de mostrar seus anúncios aos mais interessados ​​no que você tem a oferecer.

É altamente recomendável que você teste cada tipo de correspondência para ver o que funciona melhor para suas campanhas. Tente combinar vários tipos de correspondência em suas campanhas e analise os dados até ter certeza sobre a relevância e qualidade do tráfego de palavras-chave. Fique atento à proximidade dos termos de pesquisa com as palavras-chave.

Aproveite o seu relatório de termos de pesquisa para obter ideias de palavras-chave positivas e negativas.

Observe o símbolo especial (segunda coluna) usado para deslocar palavras-chave em cada um dos cenários.
(Fonte: Google)

  1. Não usando palavras-chave negativas
    Ter uma estratégia de palavras-chave negativas é uma das etapas mais críticas para o sucesso em sua conta do Google Ads. Isso porque escolher o que não segmentar é tão importante quanto escolher o que segmentar.
    Palavras-chave negativas são os meios para você definir proteções em sua conta do Google Ads. Eles são usados ​​para evitar que seus anúncios sejam exibidos em resposta a consultas de pesquisa irrelevantes e, em última análise, ajudam a reduzir o desperdício de gastos com publicidade, maximizando assim o retorno do investimento.

Assim como com palavras-chave normais, existem diferentes tipos de correspondência de palavra-chave negativa:

  • correspondência ampla negativa
    ● correspondência de frase negativa
    ● correspondência exata negativa
    Correspondência ampla negativa (padrão do Google)

Isso impedirá que seus anúncios sejam veiculados se a pesquisa contiver todas as suas palavras-chave negativas, independentemente da ordem. No entanto, é importante observar que seus anúncios ainda podem ser exibidos se a pesquisa contiver apenas algumas de suas palavras-chave negativas.

Exemplo
Palavra-chave negativa de correspondência ampla: tênis de corrida
(Fonte: Google)

Correspondência de frase negativa

Isso impedirá que seus anúncios sejam veiculados se a pesquisa contiver suas palavras-chave negativas exatas na mesma ordem, mesmo que palavras adicionais venham antes ou depois.

Exemplo
Palavra-chave negativa de correspondência de frase: “tênis de corrida”

Correspondência Exata Negativa
Isso impedirá que seus anúncios sejam veiculados se a pesquisa contiver suas palavras-chave negativas exatas, sem palavras extras. No entanto, é importante observar que o seu anúncio aparecerá se a pesquisa contiver palavras adicionais.
Exemplo
Palavra-chave negativa de correspondência exata: [tênis de corrida]

(Fonte: Google)

Escolha suas palavras-chave negativas com cuidado

Sempre pense nas ramificações de suas palavras-chave e na exibição de seus anúncios. Certifique-se de que está analisando seu relatório de termos de pesquisa para ver como as pessoas estão procurando por você e também aproveitando o Planejador de palavras-chave do Google. (Isso ajudará você a ver dados reais de consulta do usuário para ajudar a encontrar ideias de palavras-chave negativas, especialmente em pesquisas relacionadas.)

Outra ótima tática para encontrar palavras-chave negativas é usar o Google para pesquisar sua palavra-chave primária e pesquisar nos dados de resultados do mecanismo de pesquisa o que o Google considera relevante para aquela consulta de pesquisa.

Lembre-se de que o Google não tem problemas para gastar seu dinheiro, então use palavras-chave negativas para retomar o controle e pare de gastar com palavras-chave inúteis para seu produto ou serviço.

  1. Não configurar metas e acompanhamento de conversões
    De acordo com a análise do Google Ads da Disruptive Advertising, 57,7% das contas do Google Ads possuem algum nível de acompanhamento de conversões. Embora esse número pareça OK, na verdade significa que 42,3% dos gerentes de contas do Google Ads não têm ideia se suas campanhas estão funcionando ou não.

Sem uma definição ou compreensão clara de suas metas e conversões, você não consegue definir claramente o sucesso em sua conta do Google Ads, o que significa que você nunca poderá ver a eficácia com que seus cliques em anúncios levam a atividades valiosas. Além disso, você não poderá dimensionar suas campanhas do Google Ads de maneira adequada e não poderá aproveitar as vantagens dos recursos de aprendizado de máquina do Google de maneira eficaz.

Obviamente, metas e conversões podem significar muitas coisas – então, vamos ver como podem ser essas coisas.
Primeiro, você precisa ter uma fonte de conversão. Isso pode significar seu site, aplicativo para celular, ligações ou metas personalizadas importadas de fontes como o Google Analytics.

Normalmente gostamos de trabalhar com clientes revisando seus pontos de conversão atuais em seus sites. Normalmente, encontramos:

  • Formulários de contato
    ● Agende uma demonstração
    ● Compra de produto
    ● Baixar
    ● Registro de eventos ou compra de ingressos
    ● páginas para visitar

Depois de estabelecer suas metas mais valiosas (ações / eventos), você deseja se certificar de que configurou o acompanhamento de maneira adequada. Você pode configurar seu acompanhamento de conversões no próprio Google Ads ou criar metas no Google Analytics – em seguida, vinculando as duas contas, importe-as para o Google Ads.

Vamos começar com o Google Ads – você precisará de dois snippets de código no seu site.

O primeiro é a tag global do site. Isso adiciona os visitantes do site às suas listas de remarketing “Todos os visitantes”. Você deve instalar este código em todas as páginas do seu site, mas você só precisa de uma tag global do site por conta do Google Ad. O segundo snippet de código é o próprio snippet de evento. Isso rastreia a ação ou ações que devem ser contadas como sua conversão.

Se você decidir aproveitar as vantagens da configuração de metas dentro do Google Analytics, precisará executar algumas pequenas etapas em sua conta do Google Analytics para criar suas metas e vincular as duas contas. Depois de vincular as contas, você poderá importar as metas que deseja aplicar à sua conta do Google Ads.

Pense nas metas do Google Analytics como uma forma de avaliar se o seu site está atendendo bem aos seus objetivos críticos.
Para encontrar seus objetivos dentro do Google Analytics:

  • Acesse sua conta do Google Analytics.
    ● Clique no botão “Admin” no canto inferior esquerdo.
    ● Clique em “Metas” (coluna da extrema direita).
    ● Clique em “+ Nova Meta” para definir uma nova meta ou clique em qualquer meta listada para visualizar o que você está rastreando exatamente.

Tudo isso é fundamental para ter visibilidade de quais palavras-chave, anúncios, grupos de anúncios e campanhas estão impulsionando sua atividade de pesquisa mais valiosa. É aqui que você vê seu ROI e pode tomar decisões mais informadas em sua conta para escalar.

  1. Veiculação de anúncios 24 horas por dia
    Por padrão, o Google pronto para usar exibirá seus anúncios 24 horas por dia, sete dias por semana sem parar, até que seus gastos com publicidade acabem no mês. Infelizmente, vemos que as empresas cometem muitos erros com o Google Ads.
    Um dos itens mais importantes da nossa lista de verificação ao criar uma campanha do Google Ads é configurá-la com programação personalizada (também conhecido como “período do dia”), mesmo se formos exibir anúncios o dia todo, todos os dias de qualquer maneira. O principal motivo para fazer isso imediatamente é porque não poderíamos ver os dados anteriores mais tarde no caminho se esperássemos.

Como funciona a programação de anúncios

É importante observar que as programações do Google Ads são definidas no nível da campanha e direcionarão o Google exatamente em quais dias e horários para exibir suas campanhas. Em outras palavras, seus anúncios não serão veiculados em horários fora do intervalo que você especificou. As programações de anúncios são executadas apenas semanalmente.

Melhores insights sobre sua atividade de pesquisas combinadas com as metas e conversões de sua conta sempre levarão a um melhor desempenho da conta, o que levará a um ROI muito maior sobre os gastos de sua conta.

  1. Experiência ruim do Google Ads para celular

Todos nós ouvimos nos últimos dois anos como os sites responsivos se tornaram importantes em nosso mundo agora dominado pelos dispositivos móveis.

Mas o que tudo isso significa para você em sua conta do Google Ads? Isso significa que o jogo mudou. Isso significa que você precisa estar totalmente empenhado em criar experiências de anúncios para celular ou se afastar.

A verdade é que a competição disparou quando a mudança aconteceu. Isso significava que, se você não estivesse se posicionando em um ou dois lugares para seus anúncios para celular, você estaria desperdiçando seu tempo. Lembre-se de que a diferença de espaço da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) entre celular, desktop e tablet é significativa.

O Google deixou claro que a classificação de anúncios seria o principal motivador para o seu sucesso. Isso significa que seu CPC máximo precisa funcionar bem com dispositivos móveis, assim como seu índice de qualidade – CPC máximo x Índice de qualidade = Classificação do anúncio. A parte do CPC é fácil, é a diligência necessária para garantir que seus anúncios levem seus usuários a uma página de destino otimizada e otimizada para celular. A velocidade da página é sua amiga nisso.

Os usuários móveis são muito orientados para objetivos. Eles esperam conseguir o que precisam imediatamente e em seus próprios termos. E se o site para o qual o Google Ads aponta não fornecer aquela experiência otimizada para celular que carrega rapidamente, eles abandonarão o site em segundos, independentemente da “qualidade” do conteúdo que você está entregando.

A qualidade do conteúdo não importa se a experiência na qual ele é entregue é abaixo da média.

As chaves para o sucesso da experiência em celular do Google Ads incluem:
● Mantenha seus CTAs em destaque
● Mantenha seus menus curtos
● Facilite o retorno à sua página inicial
● Tornar a pesquisa no site visível
● Sem pop-ups
● Utilize filtros para ajudar a restringir os resultados

Certifique-se de sempre testar e aproveitar as vantagens de ferramentas como:
● Google Mobile Friendly Tool
● Ferramenta de teste do Google Mobile
● Google PageSpeed ​​Insights

  1. Deixando os padrões do Google Ads em vigor
    Considerando o que falamos até agora, você sabe que muitos dos padrões de anúncios do Google podem, em última análise, acelerar seus gastos com anúncios com muito pouco retorno. Mas para que você aponte na direção certa, aqui está um rápido resumo de alguns dos padrões mais ofensivos:

Inclusão automática na Rede de Pesquisa e Display do Google (GDN)
A ideia de veicular uma única campanha na rede de pesquisa e na GDN ao mesmo tempo vai acabar custando dinheiro a você. Em última análise, você está limitando seus recursos de segmentação e otimização e arriscando um gasto com publicidade mais rápido com a GDN. Quanto mais controle você tiver sobre suas campanhas, mais sucesso terá com elas.

Inclusão automática na rede de parceiros de pesquisa do Google
Ao estender seu alcance para centenas de sites não pertencentes ao Google, você coloca suas campanhas em risco de taxa de cliques (CTR) baixa, o que reduzirá seu índice de qualidade ou aumentará os cliques que consomem seu orçamento diário com pouco sem conversões. Lembre-se de que é extremamente difícil gerenciar os sites nos quais seu anúncio pode acabar, o que significa que você não tem mais controle.

Seleção automática de tipo de correspondência ampla para palavras-chave
Lembra do último capítulo? Usar o tipo de correspondência ampla abrirá sua campanha para altos gastos com tráfego irrelevante. Por que gastar dinheiro com usuários que não procuram seu produto ou serviço?

Seleção automática para otimizar seus anúncios
Quando você cria sua campanha pela primeira vez, normalmente gostaria de ter três anúncios em seu grupo de anúncios recém-criado. Por padrão, o Google começará a otimizar imediatamente para o anúncio de melhor desempenho. O problema com isso é que o Google tomará essa decisão rapidamente, não permitindo que os outros dois anúncios girem uniformemente à medida que suas palavras-chave forem acionadas nas pesquisas.

Você não pode controlar o benchmark (impressões, cliques, conversões). O melhor que você pode fazer é desativar o padrão e ir para a opção “Alternar anúncios indefinidamente”. Esta opção o deixará o mais próximo possível de uma rotação uniforme enquanto você testa sua cópia do Google Ads.

A qualidade de seus anúncios sempre terá um papel importante na entrega – portanto, se você tiver um anúncio de pior desempenho, ele pode não ser acionado tanto quanto os outros. Lembre-se sempre de que a baixa qualidade pode tirar seu anúncio da primeira página da página de resultados de pesquisa e levá-lo para a segunda, onde suas impressões cairão significativamente.

Veiculação automática de anúncios para celular

Ao criar suas campanhas, você opta automaticamente por veicular seus anúncios em celulares, tablets e computadores. Se o seu site não for otimizado para celular e você souber que o desempenho do tráfego para celular é insatisfatório, certifique-se de sair desses dispositivos.

Ativação automática para criação automática de anúncios via Google AI

Por padrão, o Google gostaria de ajudá-lo a escrever novos anúncios para ajudar a impulsionar o desempenho de sua campanha. Se você não entrar e ajustar essa configuração, o Google não só escreverá esses anúncios para você, mas também os ativará. Isso pode resultar em muitos resultados diferentes, mas, acima de tudo, você experimentará uma perda de controle e os testes afetarão dinamicamente o desempenho da sua campanha.

Sempre preste atenção onde seus anúncios são colocados. O padrão é colocar em todos os dispositivos, o que pode significar sites e aplicativos móveis com categorização incorreta que geram tráfego subqualificado, principalmente devido a cliques acidentais. Os aplicativos de jogos para celular são famosos por gastar seu dinheiro rapidamente por esse motivo exato.

  1. Não aproveitando as extensões de anúncio
    As extensões do Google Ads ajudam a fornecer aos usuários informações adicionais que eles podem estar procurando, permitindo que eles realizem ações diretamente na página de resultados de pesquisa.
    Durante esses micromomentos ricos em intenções, as extensões de anúncios do Google dão aos seus anúncios mais destaque e geram mais cliques e interações valiosas do usuário. Eles simplesmente possuem mais imóveis no SERP. As extensões do Google Ads ajudarão a tornar seus anúncios mais atraentes para o usuário, geralmente a um custo mais baixo por clique adicional do que o custo de subir uma posição.
    Certifique-se de que suas extensões sejam o mais relevantes possível para seu anúncio, ajudando a maximizar o desempenho de seus anúncios.
    As extensões mais populares incluem:
    ● localização
    ● Texto explicativo
    ● Ligue
    ● Sitelink
    ● snippets estruturados
    ● preço
    ● App
    ● promoção

Dedicar um tempo extra para garantir que sua conta esteja configurada corretamente e que você não seja vítima de qualquer um desses erros comuns vai pagar dez vezes mais.

Encorajamos todos os meus clientes a criar uma lista de verificação dos itens acima e revisar cada um deles, uma etapa de cada vez. Eliminar quaisquer buracos para gastos ajudará qualquer gerente do Google Ads a aumentar o nível de sua conta do Google Ads.

Como redirecionar os visitantes do site por meio do remarketing

Retargeting é o método de veicular anúncios para usuários (em toda a web) com base em suas atividades em seu site. Assim que um visitante chega ao seu site, um cookie é definido e agora você pode direcioná-lo para outros sites que ele visitar.
Existem várias maneiras de fazer isso na plataforma do Google Ads.

Primeiros passos com redirecionamento

Vamos começar com os públicos do Google Analytics. Você pode criar um público do zero ou aproveitar as vantagens de públicos-alvo pré-configurados desenvolvidos diretamente pela equipe do Google Analytics em sua conta do Google Analytics.
Existem algumas coisas que você precisa saber sobre os públicos do Google Analytics:

  • Você precisará de permissão para editar a propriedade do Google Analytic para a qual deseja criar seu público.
    ● Você está limitado a 2.000 públicos por propriedade.
    ● Você só pode publicar um público para um tipo de destino (por exemplo, Google Ads).
    ● Você só pode publicar no máximo 20 públicos no Google Analytics.

Independentemente do método escolhido para criar seu público, você poderá ver uma estimativa do tamanho do seu público de acordo com os usuários nos últimos sete dias ao passar pelo processo de verificação. Observe que esse valor é determinado pelo número de usuários que atenderiam às suas condições naquele período.
A principal vantagem de criar públicos no Google Analytics é que você pode entender melhor o comportamento de aquisição e o desempenho de conversão de seus pesquisadores.

Algumas etapas importantes para garantir sempre que você está seguindo ao criar seu público incluem:
● Ative os recursos de remarketing e relatórios de publicidade em sua conta do Google Analytics.
● Vincule adequadamente sua conta do Google Analytics à conta do Google Ads.
● Defina o objetivo do seu público.
● Decidir sobre as condições / critérios desse público.
● Determine a duração da associação do seu público (um dia a 540 dias).

Quando você tiver criado seu público, não se esqueça de publicá-lo. Com as contas do Google Analytics e do Ads vinculadas, seus públicos-alvo recém-criados estarão automaticamente prontos para serem usados ​​em sua conta do Google Ads.

Agora você pode aproveitar as vantagens da segmentação por público-alvo, o que permitirá que seja mais preciso ao escolher quem vê seus anúncios do Google. Você poderá tirar proveito dos modificadores de lance com seu público-alvo ou direcionar-se a esse público específico.
Você também pode criar públicos com o Google Ads se optar por não criá-los em sua conta do Google Analytics. Apenas certifique-se de que instalou a tag global do site em todas as páginas do seu site, conforme discutido anteriormente.

Quando estiver em sua conta do Google Ads, basta navegar até seu gerente de público e clicar nas listas de público. Aqui, você poderá criar seu público a partir de um modelo de lista suspensa de “membros da lista” e selecionar as regras ou condições de sua lista suspensa “páginas visitadas”, junto com a janela de associação.

Não importa como você decida construir seu público, você não está maximizando o engajamento de sua campanha, a menos que esteja aplicando suas listas a suas campanhas. Encontre seu público mais responsivo e dimensione a partir daí.

Rede de Display do Google (GDN) para seus esforços de retargeting

O Google Ads na GDN ajuda você a promover seu produto e / ou serviço enquanto as pessoas navegam em seus sites favoritos on-line. O alcance é tremendo, atingindo 90% dos usuários da Internet em todo o mundo.

Esses locais incluem:
● Gmail
● YouTube
● Apps
● Pesquisar sites de parceiros

A ideia geral da GDN é ajudar você a encontrar o público certo. Isso é compatível com as muitas opções de segmentação que você terá disponíveis em sua conta do Google Ads, como canais, palavras-chave e tópicos. Tudo isso ajudando você a encontrar o cliente / cliente potencial certo, no lugar certo e na hora certa.

Você tem muitas abordagens que pode adotar ao abordar sua segmentação da GDN:

  • Envolva-se novamente com seus públicos personalizados.
    ● Construir públicos semelhantes.
    ● Crie públicos personalizados no mercado.
    Os ativos de segmentação que você pode usar incluem:
    ● vídeo
    ● Imagens
    ● HTML5 (imagens animadas)

Em última análise, direcionar as pessoas de volta ao seu site ou atrair novos visitantes em potencial. O que quer que você escolha, planeje com antecedência – ao construir ou modificar sua GDN, o Google pode levar de 12 a 24 horas para aprovar.

Anúncios gráficos responsivos

Os anúncios gráficos responsivos são a mais recente adição à família GDN de formatos do Google Ads. O que realmente gostamos neles é que são automatizados e são outra opção no lugar da criação de anúncios gráficos tradicionais. Eles economizam tempo e são 100% responsivos, o que é ótimo para quem não tem uma equipe de design disponível, pois ficam ótimos em dispositivos móveis.

Os anúncios gráficos responsivos funcionam de maneira semelhante aos anúncios criativos dinâmicos do Facebook. Você simplesmente carrega suas imagens ou vídeo e seu logotipo junto com várias opções de título e descrição e o Google criará várias combinações para servir para um desempenho ideal.

É altamente recomendável verificá-los e adicioná-los à estrutura de sua campanha onde achar adequado.

Se você não estiver utilizando o redirecionamento com o Google Ads, agora é a hora de configurá-lo – não é apenas fácil, é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo seu orçamento do Google Ads. Em seguida, passe algum tempo desenvolvendo uma estratégia para direcionar o tráfego quente (visitantes do seu site) de volta ao seu site e levá-los a converter.

Isso significa cumprimentá-los com uma mensagem atraente que os levará a clicar de volta no seu site e dar o próximo passo – seja para fazer uma compra, agendar uma demonstração ou fazer uma ligação.

 

O Google ads pode ser uma ferramenta poderosa se utilizada corretamente, por isso sempre conte com uma agência de performance para executar e admistrar todas as campanhas para maiores resultados e redução de custos desnecessários.

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