A entrega de uma mensagem de e-mail marketing vai muito além do simples envio a um grupo de destinatários, e abrange um conjunto de ações diversificadas, que exigem muita atenção e trabalho por parte da empresa.
O objetivo principal do e-mail marketing é aumentar as taxas de tráfego e de conversão do e-commerce. Para ampliar as chances de sucesso numa campanha é importante adotar algumas boas práticas em termos de planejamento, conteúdo, assunto, layout e análise de base de dados. Ou seja, uma estratégia bem definida é que garante o sucesso de suas campanhas, por isso fique atento às dicas:
:::Email Personalizado:::
O e-mail personalizado é aquele que chama o cliente pelo nome, seja no subject e no próprio corpo da mensagem. É uma forma de estabelecer proximidade com os contatos de sua base e, além disso, mostrar que você sabe com quem está falando.
:::Teste AB:::
Quando o destinatário recebe seu e-mail, é o subject quem vai fazê-lo abrir ou não esta mensagem. Pensando nisso, a melhor estratégia é o teste AB. Assim, você pode testar até cinco subjects diferentes antes de fazer o envio final. Definir o subject da sua mensagem é um dos passos mais importantes dentro do processo de criação de uma campanha. Você precisa pensar em todas as possibilidades de um subject atrativo, objetivo e de fácil entendimento pelo destinatário.
:::Segmentação:::
Além do e-mail personalizado, com o nome do destinatário, outra estratégia é a segmentação! Através dela, você envia emails de conteúdo extremamente relevante para quem recebe. Após segmentar sua lista com base no comportamento de seus contatos, você passa a conhecer suas preferências e assim pode oferecer aquilo que realmente interessa..
Quando o usuário efetuar uma compra através do seu e-mail marketing, mande outra mensagem após alguns dias, ofertando ou simplesmente divulgando produtos relacionados àquele que ele comprou anteriormente. A chance de este usuário adquirir um produto complementar à compra anterior é muito grande.
Pontos positivos do e-mail Marketing
:::Visibilidade::: De acordo com o IBGE, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail. Ou seja, se uma pessoa se conecta à internet é bem provável que ela vá checar seus emails, e seria um ótimo negócio ter sua marca divulgada em um lugar onde certamente o cliente irá olhar.
:::Segmentação::: Quando uma pessoa se cadastra para receber seus emails, podemos pedir informações adicionais para mandar emails diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.
:::Interatividade::: Com um simples clique em um link na mensagem do e-mail as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar a exclusão da lista.
:::Agilidade::: Hoje em dia você pode enviar milhares de emails em segundos, e também é muito fácil medir o resultado de sua campanha de e-mail marketing, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por e-mail, por exemplo.
:::Boa relação/ custo X benefício:::: O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha séria de e-mail marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.
:::LEMBRE-SE::: A ferramenta é um ótimo meio para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site, mas para ser eficiente, uma campanha de e-mail marketing deve levar em conta o perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade, nunca abuse da paciência dos internautas para ler e-mails comerciais!
Confira mais dicas sobre E-mail Marketing aqui!