Skip to main content
Marketing Digital

Score Media Indica – 4 Livros para mudar sua visão de Negócios!

By Maio 30, 2018Fevereiro 24th, 2023One Comment

A Score Media acredita no poder da leitura, e periodicamente dá dicas de livros importantes para a área de marketing. Neste mês, selecionamos quatro livros que podem mudar totalmente sua visão de negócio.

 

1 A teoria do Bambu é um livro que mostra a trajetória profissional de Ping Fu, ela é passou de operária de fábrica, presa política na China a CEO de uma grande empresa de tecnologia, a Geomagic, nos Estados Unidos.  

O livro conta a história de vida destes dois mundos. Quando pequena, na China, Ping Fu teve que enfrentar a Revolução Cultura. Com oito anos foi separada da família, humilhada pela Guarda Vermelha de Mao e com apenas 25 anos foi forçada a sair do seu país e ir para os Estados Unidos.

Aos 38 anos, já na América do Norte, ela fundou a Geomagic fornecedora de softwares 3D.

O livro é uma lição sobre coragem e resiliência e reforça uma das filosofias que mais aparecem nos ditados chineses, a teoria do bambu, – “o bambu é flexível: dobra com o vento, mas nunca quebra, pois é capaz de se adaptar a qualquer circunstância. É um sinal de resiliência. Significa que somos capazes de nos recuperar dos momentos mais difíceis”.

Christine Marote, do blog China na Minha Vida, acredita que a história nos ensina a lutar e enfrentar com paciência e atenção as situações de crise.

 

 

2 O Sul-africano Elon Musk é considerado um dos empreendedores mais ousados da atualidade. O livro Elon Musk – Como o CEO Bilionário da Spacex e da Tesla Está Moldando Nosso Futuro fala sobre a visão engenhosa e o dinamismo incansável do empresário.

Elon é representante das principais empresas que vem mudando nosso mundo corporativo e industrial, como a PayPal, Tesla Motors, SpaceX e SolarCity.

Mas apesar do sucesso atual, sua vida profissional e pessoal é uma montanha-russa de sonhos e decepções. Segundo a resenha do site Livros de Marketing, “Elon está mudando tudo e não em um só setor”, o que é importante, para entendermos como será o futuro da tecnologia e como isso impacta no nosso mercado.

 

3 O livro de economia internacional, Por que as nações Fracassam, mostra e responde, por que alguns países são ricos e outros pobres.

Os autores James Robinson e Daron Acemoglu fizeram uma longa pesquisa sobre as diferenças de receitas e padrões de vida pelo mundo. Eles acreditam que o sucesso ou fracasso dos estados está associado às instituições políticas e econômicas.

O Blog Resenhas Reflexivas acredita que “os autores demonstram que os países que adotaram a combinação de instituições políticas e econômicas inclusivas lograram êxito em formar uma ordem social menos desigual e mais desenvolvida economicamente, ao passo que, países que se basearam em instituições políticas e econômicas extrativistas fracassaram, engendrando ciclos de instabilidade política, econômica e miséria social”.

Com esse pensamento podemos compreender quais são os desafios para o sucesso no Brasil e como encontrar um equilíbrio comercial “fora da caixa”.

 

4 Escrito pelos brasileiros Roni Cunha Bueno e Renato Mendes, o livro Mude ou Morra é fundamental para entendermos os princípios de empreender no país.  

Os ex-empreendedores da Netshoes trazem os “7 Princípios da Evolução Exponencial”, visando ensinar como ter um futuro lucrativo e rápido nos negócios no Brasil.

Os autores mostram que a nova mudança de mercado é democrática e vai atingir todos da mesma maneira, como a Airbnb, PayPal, Amazon, Uber e Netshoes que visam novos mercados.

Empresas que ganham milhões podem ser destruídas por uma simples tecnologia ou ideia. As mudanças de relacionamento com o cliente já afetam alguns mercados, mas você pode se preparar para as mudanças!

Segundo Bueno “Nunca foi tão perigoso se sentir seguro. Os conformados vão morrer”. Por isso, eles trazem de antemão o termo South By Southwest, um dos maiores festivais.

O site Seu Start acredita que o “livro visa auxiliar as pessoas a compreenderem esse momento de ruptura entre a velha e a nova economia vivida pelo mercado hoje”, de forma simples e objetiva.

Já leu algum desses livros?

Deixe seu comentário sobre a leitura!

One Comment

  • Christine Marote diz:

    Obrigada por citar o blog. E realmente a história de Ping Fu é inspiradora para todos os empreendedores, independente do tamanho do seu negócio.
    Abraço

Leave a Reply