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Marketing Digital

Fatores de Rankeamento de SEO em 2014

By Dezembro 2, 2014Fevereiro 24th, 2023No Comments

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) se tratam de algo que está sempre em mudança e que depende dos dados para que possam ser aperfeiçoadas. Para isso, a Search Metrics realiza estatísticas sobre o desempenho da atuação em SEO e, nesse ano, fez um balanceamento sobre os “Fatores de Rankeamento de 2014”, sendo que esses são os dados que mostram quais foram as estratégias de marketing digital que mais deram certo no mundo dos negócios.

Entre os fatores mais relevantes para o rankeamento dos principais sites do mercado, a equipe da Search Metrics destaca:
1) A holística, ou seja, a abordagem baseada em um contexto que é crucial para a qualidade do conteúdo;
2) O desempenho técnico e o design visual dos sites são muito importantes;
3) Em média, a proporção de links por palavras-chave caiu novamente;
4) Sinais Sociais: as correlações diminuíram ligeiramente, mas ainda são altas;
5) Sinais de Usuário, pela primeira vez medidos, no Ranking de forma significantemente mais positiva.

 

Com esses dados, temos em mãos importantes informações que nos levam a analisar quais características foram – e são – fundamentais para que os sites ocupem as primeiras posições no rankeamento. O conteúdo de alta qualidade é, nada mais nada menos, do que o fator mais importante na busca por milhões de cliques no site. Assim, a alta qualidade dos textos, a relevância nos temas abordados, os termos utilizados de forma inteligente e correta, entre outros, são aspectos essenciais para o sucesso nas estratégias de SEO.

O que os internautas esperam é sempre uma melhor experiência nos sites em que visitam, daí vem a necessidade do conteúdo relevante e com termos adequados para a busca. Com as suas atualizações, o Google realiza o rankeamento classificando pela qualidade do conteúdo, com o objetivo de oferecer soluções aos usuários que buscam por determinada coisa. Enquanto o visual e o desempenho técnico do site, de acordo com a Search Metrics, são o segundo fator de rankeamento.

Dessa forma, podemos facilmente entender que os sites acessíveis, funcionais, informativos, com riqueza estética e visual, além de funcionarem sem erros no sistema, são os que estão melhores posicionados. Em terceiro lugar, a instituição identificou que a proporção de links por palavra-chave diminuiu, o que significa que não basta mais adaptar o site às palavras-chave mais utilizadas no momento da busca já que esse não é mais o único critério. Os sites precisam oferecer mais do que mecanismos de buscas já conhecidos há tempos. Os usuários querem qualidade.

Quando falamos em Sinais Sociais e correlações, que é o quarto fator mais importante no rankeamento, estamos dizendo que os valores de correlação, em grau de coeficiência, fora do setor social, têm diminuído. Isso acontece porque o crescimento do número total médio de sinais por posição foi muito discreto. Por fim, os Sinais de Usuários, que nunca haviam sido medidos nas estratégias de SEO, comprovaram que há relação entre a classificação e as taxas de “click-trough” (métrica mais utilizada em marketing digital) mais elevadas, taxas de retorno mais baixas e um alto “tempo-on-site”.

 

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