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Marketing Digital

Como surgiu a Internet no Brasil?

By Novembro 17, 2014Fevereiro 24th, 2023No Comments

A internet surgiu durante a Guerra Fria como forma de comunicação entre os militares e o governo americano que precisava manter seus dados e arquivos armazenados em um lugar onde não fosse possível bombardear, no ano de 1958. De lá pra cá, muita coisa mudou. A evolução tecnológica é visível e os serviços oferecidos na rede são inúmeros.

A internet foi criada basicamente para trocar e-mails, as páginas de sites, redes sociais e até de e-commerces tão utilizadas atualmente são mais recentes. Na época, o uso da rede era exclusivo dos militares, depois foi aberta aos pesquisadores, mas o acesso era muito restrito.

Depois de alguns anos, as universidades incorporaram a internet e nos anos 80 passaram a utilizar os endereços de IP, que são identificações de onde as informações estão partindo ou chegando (atualmente utilizadas até em investigações de cibercrimes).

 

A internet chegou ao Brasil na mesma década de 80 através da Bitnet que permitiu a troca de informações entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e um laboratório de física americano.

Apenas dez anos depois, em 1990 foi criado um projeto para levar a internet a todo o território nacional, foi nessa época que o Brasil ganhou a terminação “br” no final dos endereços eletrônicos. Também foi a partir daí que ficou definido a identificação das redes através do IP para todos os domicílios ou instituições que tivessem acesso à internet. Foi também nessa época que surgiu o famoso “WWW”, que significa World Wide Web.

As primeiras conexões realizadas em território brasileiro alcançavam velocidades de 9.600 bits por segundo, atualmente as conexões já alcançam 10 megabits por segundo.

Em 1992 as redes passaram a operar para troca de informações entre instituições estaduais como as de ensino, que chegaram primeiro aos estados do sul e sudeste.

A popularização da internet começa apenas em 1993 com o acesso ao sistema Windows. No ano seguinte a Embratel oferece internet aos domicílios brasileiros e a expansão não para mais.
A adesão da população brasileira à rede mundial de computadores fez com que em 2007 os e-commerces já movimentassem quase 115 bilhões de dólares, com quase vinte milhões de pontos de acesso particulares.

Atualmente, a internet é um meio de comunicação democrático que permite entretenimento, informação, trocas comerciais e a certeza de existência. O que não está na internet, não existe, pois é através dela que são feitas a maior parte das pesquisas seja para conhecimento ou tomada de decisões.

A presença na rede mundial de computadores é uma exigência ímpar de uma das formas de comércio que mais crescem no país: o e-commerce. Essa modalidade de negócios movimenta mais de 12 bilhões de reais anualmente com compra e venda dos mais diversos produtos.

A comunicação, necessidade básica do ser humano, também sofreu mudanças com a popularização da internet, principalmente com o advento das redes sociais. Orkut, MSN, Facebook, vários sites de relacionamento permitem que os internautas se conheçam, encontrem antigas e novas amizades.

Além disso, o acesso aos sites de relacionamento transformou os internautas em sujeitos ativos na produção de informação. Ou seja, podem gerar conteúdo com acontecimentos e fotos com um celular que tenha acesso à internet ou qualquer outro aparelho que permita o acesso.

Por fim, a chegada da internet móvel ao Brasil promoveu uma verdadeira revolução tecnológica em que os usuários não ficam desconectados em momento algum. Os smartphones, computadores portáteis, tablets, e outros eletrônicos com acesso à rede podem ser utilizados em qualquer lugar, seja pelo uso da internet móvel fornecido pelas operadoras de telefonia celular ou por pontos wi-fi disponíveis em quase todos os estabelecimentos comerciais.

 

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