As redes sociais aparecem no contexto atual como uma ferramenta indispensável para empresas que desejam alcançar grandes audiências na internet. Manter uma presença qualificada de marcas no universo digital é uma forma de atingir um público consumidor ávido por opinar e receber opiniões sobre produtos e serviços através das redes sociais.
No Brasil, o número de usuários de redes sociais, como Facebook e Twitter, é enorme, e pesquisas já demonstraram que o impacto dessas mídias na decisão de compra do brasileiro é muito relevante. As informações sobre as empresas chegam aos usuários de redes sociais por meio de fanpages atualizadas, comentários, vídeos institucionais e comerciais, fotos, entre outras fontes de conteúdo.
Para influenciar e conquistar seguidores nas redes sociais, existem algumas atitudes e comportamentos que as empresas devem evitar. Campanhas de sucesso nas mídias sociais exigem interatividade, produção e compartilhamento de conteúdo com periodicidade, mensuração dos resultados, promoções e publicações especiais e acompanhamento das páginas em tempo real.
Confira 4 erros que a sua empresa deve evitar nas Redes Sociais:
1 – Comunicação Unilateral – As empresas ainda estão presas a um modelo de comunicação unilateral, em que elas transmitem mensagens a consumidores passivos. Contudo, o público das redes sociais é bastante exigente e bem informado e, por isso, os usuários fazem questão de opinar e participar do processo de comunicação.
Criar uma conta em rede social para trabalhar uma comunicação unilateral é um erro grave, pois o objetivo dessa mídia é justamente a interatividade e o relacionamento com o público. Nesses canais de comunicação existe uma proximidade entre cliente e empresa, fazendo com que os gestores das redes sociais tenham que estar preparados para fortalecer o relacionamento, fomentar o diálogo, envolver o público e estimulá-lo a participar das discussões. Nas redes sociais, o cliente também é protagonista da comunicação.
2 – Ignorar ou Fingir que não é com você – Muitos clientes utilizam as redes sociais para criticar empresas, produtos e serviços. Essa tendência de uso das redes sociais como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é antiga, e não pode ser ignorada pelos gestores e analistas de redes sociais corporativas.
As críticas são normais e precisam ser respondidas com a máxima agilidade. Sendo assim, ao receber uma mensagem ou comentário com reclamações, as empresas devem tentar resolver o problema do cliente. Esse tipo de atitude demonstra cuidado e respeito para com o consumidor, além de deixar uma boa impressão do serviço de atendimento.
3 – Não valorizar a marca e deixá-la em segundo plano – Um erro comum na postagem de conteúdo nas redes sociais de empresas é esquecer de valorizar a marca e a identidade visual. Muitos administradores de redes sociais postam conteúdos interessantes sem sequer mencionar o nome da sua empresa ou a marca que estão divulgando.
Lembre-se que a intenção da rede social é promover o engajamento do público com a sua marca. Sendo assim, todo e qualquer conteúdo compartilhado deve levar um link para o site da empresa e o logotipo da organização. A referência à empresa precisa estar visível no post, pois é ela que levará a sua marca ao público quando as pessoas compartilharem suas publicações.
4 – Postar conteúdo longo demais – A vida agitada e cheia de compromissos impede que as pessoas tenham tempo para se aprofundar em assuntos cotidianos. Por isso, as mensagens postadas nas redes sociais precisam oferecer uma comunicação prática e rápida.
Textos longos não funcionam para as redes sociais. O ideal é optar por posts com cerca de 80 caracteres com espaços, algo em torno de 15 a 20 palavras. As mensagens devem ser fortes e objetivas e, de preferência, que apresentem um call to action no final do texto, do tipo “Click Aqui”, “Comece Agora”, “Faça seu Cadastro”, “Compre”, “Compartilhe”, entre outras chamadas que orientem seus clientes a realizar uma ação.
Confira mais dicas sobre Redes Sociais aqui!